Como funciona a Casa?

A Casa do Amor é uma escola que ensina a amar e nos conduz para a lembrança de quem somos. Os ensinos estão sendo guiados pelo Mistério. A palavra mistério carrega vários significados: Amor, Verdade, Vida, Consciência Pura, Ser, Eu Superior, Essência, Silêncio, Tudo, Nada, Deus, Guru etc. Ele serve como mestre ensinador que vem para espalhar o seu perfume e sua sabedoria.

O estudo acontece de uma forma viva e prática, é um estudo direto que age sobre o sistema, vai entrando, agindo e pouco a pouco se integrando e acaba fazendo parte. Desta forma, com o tempo, o próprio aluno (se estiver estudando com seriedade e dedicação) se torna um professor dentro da sua área. Se trata de um estudo intuitivo que ao mesmo tempo considera a compreensão emocional, mental e espiritual. O intuito está no acordar e na expansão da consciência, em desenvolver a observação e a presença, que são fundamentais para poder captar os conteúdos com cada vez mais pureza. Para que isto possa acontecer se faz necessário a purificação do sistema, dos distúrbios emocionais (medos, bloqueios, impedimentos, paralisia, estagnação, repetições, reatividade…) e mentais (crenças, hábitos e padrões).

O estudo acontece dentro de cada um e tem como objetivo a transformação íntima, que leva em direção a percepção de quem Sou em Essência. Por isto é de grande valia compreender o funcionamento de si mesmo e da vida na Terra. Somos seres espirituais que estão tendo uma experiência na matéria, que se esqueceram da sua origem divina e se identificaram com a matéria, o que nos prende a um nível mais denso desta experiência e nos faz duvidar dos níveis mais elevados do Ser. Estamos aqui para reconquistar a nossa verdadeira natureza, a capacidade de ser espontâneo, natural, autêntico, de ser humano.

No ser humano se encontra o aspecto espiritual e o aspecto material. Para poder viver em harmonia ambas as partes precisam ser reconhecidas e integradas: o espiritual e o material; o masculino e o feminino; o pai e a mãe. Somos todos filhos do Amor, assim só o Amor pode nos mostrar a nossa própria natureza que está além da compreensão da mente racional, porém não está além da lógica do coração. É ele que nos concede a conexão com a Verdade, só ele pode nos guiar no processo da autotransformação. Para isto é preciso ter acesso ao coração puro, à inocência, à confiança que foi perdida ao longo da jornada. O coração, que é a morada do Amor aqui na Terra, se fechou diante dos árduos desafios. Ele precisa ser relembrado, acordado e purificado.

A purificação é parte fundamental do processo da transformação íntima que se dá no nível emocional, mental e espiritual. Se trata da libertação da alma. Trilhar este caminho requer força de vontade, determinação, comprometimento, paciência e compaixão. Não é um processo fácil, nem rápido, mas os resultados se apresentam enquanto continuamos a jornada. Curas acontecem, compreensões surgem, pesos desaparecem, nós se desfazem, o espaço interno aumenta, a capacidade de observar se expande, o silêncio se torna um bálsamo, a confiança cresce, o Amor vem espalhar sua fragrância enquanto a Terra treme, e as estruturas antigas e rígidas desmoronam e começam a se desintegrar.

Para que o novo possa nascer o antigo precisa cair. Não existe nada mais exigente e desafiador que a autotransformação e também não existe nada mais compensador. Precisamos passar por inúmeras provas, por tentações que querem desviar do caminho e por constantes oscilações que confundem o bom senso e fazem perder a orientação. É o preço a ser pago por quem almeja a libertação.

Trilhar este caminho sozinho é quase impossível. Junto tudo fica mais fácil. A gente se perde menos, se acha mais rápido, tem mais chance de se lembrar e pode contar que um amigo estende a mão quando mais precisar. Porém não basta estar junto, também precisa ser conectado com alguém onde pode se segurar, que conhece o caminho e que pode guiar, que em última análise sempre é o Supremo, o Divino. Neste sentido a Casa do Amor está espiritualmente ligada à Linhagem Sachcha através de Sri Sachcha Prem Baba. É ele quem guia, dirige e supervisiona os ensinos no espiritual. Quem facilita o processo foi e continua sendo treinado e preparado para poder servir da melhor forma como tradutor do mistério, mas o acesso ao mistério não se restringe aos professores e facilitadores. Ele sempre é acessível para todos. Para poder ter acesso é preciso criar espaço interno, treinar a percepção, aumentar a sensibilidade, preparar o canal, avançar no silêncio e se aprimorar na autotransformação, que consiste na identificação das partes que não querem se converter, que querem continuar na negação e prolongar o sofrimento. É um treinamento para guerreiros, Guerreiros do Amor.

Se inscrevendo nesta Escola o treinamento se inicia. O estudo está sendo direcionado durante as aulas, o andamento de cada aluno está sendo observado e cada um recebe os impulsos que precisa, mas não se encerra com isto. Depois de receber as instruções, o estudo continua dentro de cada um como também na vida. A vida é quem oferece o material de estudo, quem desafia, quem testa constantemente e mostra exatamente onde cada um se encontra. Não tem como se enganar, a vida é quem aponta. Ela tem o poder de tirar todos os disfarces e enganos, pelo menos para quem está disposto a enxergar e tem a intenção de aprender. O Mestre Ensinador oferece o estudo que cada alma precisa para poder se transformar e se libertar das amarras do apego. Dentro desta compreensão todos são alunos, mesmo quem serve como professor ou facilitador. Estamos todos no mesmo barco e cada um aprende o que ainda está em aberto. Juntos avançamos mais, podemos compartilhar as experiências e um pode aprender com o outro enquanto cada um desenvolve suas capacidades e permite que os dons e talentos brotem de dentro.

Como funciona o Estudo?

O conteúdo está sendo captado através da intuição e traduzido em palavras, assim as informações podem ser acessadas através da mente. Ao mesmo tempo tem uma vibração que atua atrás das palavras, que penetra profundamente nos sistemas e transforma. Desta forma acontece o trabalho espiritual, tem vezes que ele pode ser percebido e tem vezes que ele acontece em camadas tão profundas que nem tem como perceber sua atuação [...]