O que é a Constelação do Coração?

É a constelação à serviço da libertação através do autoconhecimento. Tem várias formas de constelação, começando com: a familiar, a sistêmica, a organizacional, a estrutural, a dinâmica, a livre e assim em diante. São todos desdobramentos.

Mas qual é a essência deste fenômeno? A conexão com “algo maior”, algo que se encontra além da mente limitada. Este fenômeno foi observado por Bert Hellinger dentro do trabalho de terapia familiar e assim surgiu a constelação familiar. Desde este tempo a constelação familiar passou por várias renovações, ela começou a se mostrar de uma outra forma, ficou mais profunda, mais espiritual, menos compreensível para a mente racional. Na sua forma pura, a constelação é um mistério que depois foi traduzido em palavras e em formas de proceder. Quando isto acontece, o mistério se renova e vem de uma outra forma, só assim o mistério continua sendo mistério. Temos dificuldade de permitir que o desconhecido continua desconhecido, mas quando o desconhecido se torna óbvio o mistério se retirou.

A Constelação do Coração trabalha no nível do mistério. Se trata do mistério que está ao alcance para quem abriu os caminhos para a intuição e tem a noção básica que tudo está conectado e pode ser acessado. Não para tomar posse, ao contrário, para poder deixar se levar pelo mistério. (Estamos amarrados em tantos pontos, incapazes de nos libertar, e a mente não é de grande ajuda, afinal se ela soubesse resolver já estaria solucionado). Neste caso, quem aponta onde deve ser colocado o foco é o mistério através da intuição e da inspiração. Também pode-se dizer: O coração sabe. Só que não aprendemos a ouvir o coração. Fomos treinados para ouvir a mente e ainda mais a mente condicionada. É corajoso confiar no mistério e deixar ele guiar o processo. Isto significa que nada mais está nas mãos de ninguém, tudo está nas mãos de uma consciência maior. A boa notícia é que podemos ter acesso a esta consciência mas não podemos possuí-la. E para que possuir algo que está a disposição de todos e ainda mais, a favor de todos? Isto significa trabalhar através da confiança, eu não preciso possuir e nem guardar, tudo vem quando eu preciso do jeito que é preciso. Não do meu jeito nem do jeito de ninguém. Para isto é necessário espaço, quer dizer, um espaço interno onde não tem expectativa nem exigência, um espaço que é receptivo, que deixa se surpreender, por onde a Luz e o Amor possam entrar e tocar o que precisa ser tocado, sem querer entender o que isto quer dizer.

A conexão com o outro acontece através da intenção, através de um chamado ou um pedido, às vezes expressado através da fala, às vezes em forma de um grito da alma. A mente condicionada entende muito pouco disto, ela vem com um problema pré-formulado, achando que ela sabe onde está o enrosco e não deixa o mistério agir com seu máximo poder. Querer saber, querer entender, limita o poder de ação. Por outro lado às vezes é necessário para um sistema que é extremamente medroso e desconfiado poder abrir uma fresta por onde a Luz possa entrar. Cada caso é um caso, cada momento é um momento, tudo muda a cada instante. É preciso se manter flexível e presente. O agora que acabou de passar já é passado. Agora já é um novo agora, de novo, de novo e de novo. O desafio está em se manter no momento presente, acordado, conectado, atento, paciente, em constante observação e de repente surge uma percepção, vem uma inspiração, acontece algum movimento, seja interno ou externo e o milagre da libertação acontece. Algo se desprendeu, se dissolveu e criou espaço para respirar, para se sentir, para uma compreensão maior. Só por isto todo o caminhar até agora valeu a pena.

A Constelação do Coração inclui todos os tipos de constelações sem se prender a nenhuma e vai além de tudo isto. O limite só existe para a mente condicionada através de crenças, valores e conceitos. Quanto mais nos mantemos abertos e receptivos mais convidamos o impossível se tornar possível. Toda cura e transformação está por conta do mistério, ele tem todo poder e este poder pode fluir através de cada um de nós, mas para isto precisamos estar preparados e equipados. Por isto o aprofundamento no autoconhecimento é indispensável. Autoconhecimento e cura andam de mãos dadas. Quando a mente compreende algo, portas internas se abrem, a passagem está sendo desobstruída e a Luz e o Amor podem fluir através destas vias até ao outro e tocar ele onde ele precisa. Desta forma acontece a preparação do canal de cura. É um processo que também está guiado pela mistério. Cada canal tem o seu funcionamento e as suas especialidades, que estão sendo observadas e apuradas. Cada canal de cura é único, isto tem a ver com a constituição da alma.

Desta forma não estudamos a constelação, estudamos a nós mesmos e enquanto isto a constelação se revela e cada um aprende do seu jeito, da sua forma, no seu tempo e no seu ritmo. O ensino é individualizado e acontece dentro de cada um. O que um compreende, muitas vezes fica obscuro para o outro. Isto acontece porque cada um é único. E cada canal de cura vem com uma tarefa específica e está sendo preparado para atuar em áreas específicas, dependendo da constituição da alma de cada um.

CURSOS

O estudo acontece de forma intuitiva, o conteúdo está sendo traçado através do uso de um livro. Isto não significa que ele será estudado ao pé da letra, mas o livro é uma parte viva do estudo. Ele pode se revelar de diversas formas, por isto fica muito importante de se manter aberto e receptivo. Cada encontro é um novo estudo e sempre é uma surpresa de como ele se dá.